O Ciranda Literária, um desdobramento do "Clube da Leitura: a gente catarinense em foco", é um projeto que traz em si o potencial de oportunizar a construção de uma comunidade de leitores e escritores entre os profissionais da Educação que atuam na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. É uma ação permanente e periódica com intuito de estimular seus integrantes a compartilharem ideias e preferências literárias, além de aproximá-los a escritores e/ou editores catarinenses.

segunda-feira, 28 de março de 2011

1° Encontro

Este relatório tem como objetivo contribuir para construção da memória do Projeto Ciranda Literária, intensificar as reflexões inerentes ao seu desenvolvimento e propiciar uma avaliação dos encontros realizados. No dia 16 de março de 2011, na Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, reuniram-se os educadores inscritos no Ciranda Literária. Este primeiro encontro teve inicialmente um foco maior nas questões organizativas e de funcionamento do projeto. Na sequência, houve uma agradável conversa com a escritora convidada, Yedda de Castro Goulart. Iniciamos o encontro com a apresentação dos educadores leitores presentes. Estes receberam uma ficha na qual foram convidados a se identificarem e registrarem suas perspectivas ao participar do Ciranda Literária. Ao apresentar-se, cada participante leu seu pequeno texto e, a seguir, disponibilizou-o no painel interativo do projeto.


Conforme as pessoas presentes foram se apresentando, percebemos que suas expectativas em relação ao projeto não correspondiam ao objetivo dele. Esses educadores esperavam ampliar seu conhecimento sobre literatura infantil e juvenil catarinense e aprender novas dinâmicas de trabalho de leitura, para realizarem com seus alunos. Esclarecemos a eles que tal proposta é a do Projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco. O Ciranda Literária não a contempla. Ele está voltado para a construção de uma comunidade de leitores e escritores entre os profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino. Em outras palavras, a ideia central é formar uma rede de educadores leitores, dispostos a trocar leituras, discutir temas, conhecer diferentes pontos de vista e divertirem-se a partir da leitura de obras literárias, além de conhecerem escritores catarinenses convidados.


A partir das expectativas dos presentes e, após a apresentação das diretrizes do projeto, foi necessário que reavaliassem sua permanência no grupo. Contextualizamos a proposta de funcionamento do Ciranda Literária, explicando-lhes que ela teve três elementos motivadores. O primeiro deles foi a disposição da SME para oportunizar um espaço de formação de educadores leitores. O segundo foi a participação de sua idealizadora no Círculo de Leitura, coordenado pelo poeta e professor Alcides Buss, na UFSC. O terceiro elemento motivador foi o filme “O clube de leitura de Jane Austen” (Sony Pictures Classics, 2007), assistido pela equipe do projeto. Com base nestes dois estilos de “Círculo de leitura”, a proposta da SME foi construída e adaptada, considerando-se aquilo que ambos os modelos tinham de melhor para nosso público. Assim foi pensada a promoção de encontros para conversas sobre leituras, com a presença de um escritor convidado, aos moldes do Círculo da UFSC e, como no filme, com todos os participantes lendo o mesmo livro, a fim de que as conversas fiquem mais ricas. Na sequência, apresentamos aos educadores os espaços de encontro para o desenvolvimento do projeto: inicialmente o espaço virtual, o blog http://cirandaliteraria-pmf.blogspot.com/, no qual está divulgado o projeto na íntegra. Este blog será um canal de comunicação entre os participantes e também um repositório de informações atualizadas sobre o desenvolvimento do projeto, tanto organizacionais quanto sobre as experiências de leituras, troca de sugestões, entre outras ações. No âmbito virtual, também foi criado um grupo dentro da rede social SKOOB (www.skoob.com.br/grupo/1819), que será ainda sugerido aos participantes e ficará vinculado ao blog. O espaço formal do Ciranda será a Biblioteca Central da SME, onde realizaremos os oito encontros deste ano. Em cada um dos próximos encontros (do 2º ao 8º) conversaremos a respeito de uma das obras escolhidas, ou seja, o prazer de ler e de compartilhar impressões sobre livros dará o tom dos encontros. As próximas datas são: 18/05, 22/06, 13/07, 17/08, 14/09, 19/10 e 23/11.


Feita a exposição da proposta e com os participantes cientes dela, passamos a explorar o acervo de livros disponibilizado na sala. O objetivo era folhear, relembrar ou reconhecer os títulos sugeridos. Numa conversa informal, destacamos aquelas obras que possuem exemplares suficientes para todos os participantes nas bibliotecas escolares da SME. Isto contribuiu para a definição do primeiro livro a ser lido por todos: Cidades Marinhas: solidões moradas, de Dennis Radünz. A maior parte das obras sugeridas estão distribuídas nas bibliotecas das escolas municipais, às quais recorremos para fazer um levantamento dos títulos disponíveis, com a finalidade de compormos o acervo necessário e orientar os educadores no empréstimo das obras escolhidas. Verificamos que a Biblioteca Municipal Barreiros Filho e a Biblioteca da Ong CEDEP também possuem alguns dos títulos sugeridos, portanto, é mais um local onde os participantes podem realizar o empréstimo de obras.




No segundo momento do encontro, tivemos a presença da nossa ilustre convidada, a escritora Yedda de Castro Goulart, que nos presenteou com uma reflexão acerca da importância da leitura literária.




O texto da palestra da escritora Yedda ficará registrado em uma postagem neste blog.


Ao final do encontro compartilhamos um café, conversas, ideias...