O Ciranda Literária, um desdobramento do "Clube da Leitura: a gente catarinense em foco", é um projeto que traz em si o potencial de oportunizar a construção de uma comunidade de leitores e escritores entre os profissionais da Educação que atuam na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. É uma ação permanente e periódica com intuito de estimular seus integrantes a compartilharem ideias e preferências literárias, além de aproximá-los a escritores e/ou editores catarinenses.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Relatório do 3º Encontro

Relatório do 3º Encontro

O 3º encontro das participantes do Ciranda Literária não aconteceu no dia 22/06, como estava previsto. A forte chuva, o frio intenso e o fato de ser véspera de feriado parece ter contribuído para a falta de quórum. Nossa querida participante Maria da Luz veio com sua costumeira vontade de partilhar reflexões sobre a leitura. Juntamente com ela, chegamos à conclusão de que o ideal seria remarcarmos a data do encontro.

Assim, no dia 13 de julho, realizamos nossa conversa a respeito do livro São Bernardo, de Graciliano Ramos, na biblioteca do CEC. Para mediar a troca de pontos de vista acerca da obra, tivemos a presença marcante da professora Silvana Gili, que encantou a todas com sua sensibilidade e profundo conhecimento literário. Silvana é apaixonada pela leitura e pela literatura. Trabalha como voluntária na Biblioteca Comunitária Barca dos Livros, aqui em Florianópolis.

Entraram na roda temas, como a reificação humana, o egoísmo, a objetividade implacável, a personalidade arrebatadora e bruta do protagonista-narrador, Paulo Honório. Por outro ângulo, observamos também a contraditória atitude dele em relação ao tratamento humano dado à velha doceira Margarida, bem como à iniciativa dele de escrever um livro. Neste ele conta sua história, como um meio para entender sua própria mente conflitante e os trágicos acontecimentos que permearam sua existência.

Nossa conversa girou em torno desses e de outros aspectos do perfil de Paulo Honório em contraposição à sesibilidade, delicadeza e fragilidade emocional de Madalena, a professorinha que ousou conviver e criar laços afetivos com tal personalidade. Neste sentido, procuramos desconstruir nossa visão maniqueísta sobre a trama criada por Graciliano Ramos.

Trouxemos também para a discução as diferentes visões de cada um dos personagens desse romance sobre a Escola. Além disso, não deixamos de considerar alguns pontos relevantes acerca da vida e da obra desse importante escritor brasileiro.


Nossa mediadora, Silvana, trouxe pontos muito interessantes para a reflexão, contribuindo de forma enriquecedora para a consolidação das ideias do grupo. Agradecemos-lhe imensamente a sua importante presença e esperamos contar com ela em outros encontros.


Ao final, as participantes fizeram o empréstimo do livro O Alienista, de Machado de Assis que será o centro das atenções no próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário